Gado a pasto é mais rico em ômega-3

Estudos longos apontam que, além de aprimorar a qualidade dos nutrientes presentes nos cortes, o gado a pasto também colabora com a manutenção do meio ambiente e gera valor de mercado, sobretudo no segmento de cortes premium.

Por Rafael Motta em 23 de janeiro, 2026

Atualizado: 22/01/2026 - 10:51

Gado a pasto em um campo verde sob céu azul, com árvores ao fundo, demonstrando uma fazenda sustentável
Foto: Minerva Foods

Alimentações sintéticas estão sendo substituídas por opções naturais para melhorar as qualidades nutricionais dos animais. O gado alimentado a pasto tende a apresentar maior teor de ômega-3 e melhor perfil de ácidos graxos em comparação com animais terminados em confinamento com ração à base de grãos e rações industrializadas.

Uma revisão citada no briefing ScienceDirect aponta que isso ocorre das diferenças na dieta e no metabolismo lipídico dos animais. Por se tratar da alimentação padrão do gado na natureza, ela tende a apresentar reações positivas mais acentuadas que soluções concentradas.

Gado a pasto e qualidade nutricional da carne

A relação entre manejo alimentar e qualidade da carne tem atraído atenção tanto de consumidores quanto de pesquisadores. Existem evidências de que a dieta baseada em leguminosas, azevém, trevo e cornichão, além de elevarem a proporção de ácidos graxos ômega-3 na gordura intramuscular, também elevam os níveis de ácido linoleico conjugado (CLA) e antioxidantes.

Além disso, a carne dos animais tende a ter gordura total reduzida, assim como as gorduras saturadas.  A revisão indicada reporta valores médios de ômega-3 como 15,2% da gordura total em animais a pasto – contra 12% a 12,9% em sistemas com silagem ou ração concentrada.

Por que o pasto muda o perfil lipídico?

Gados pastando em um campo verde sob céu azul, exemplificando como o pasto influencia positivamente o perfil lipídico
Foto: Minerva Foods

A diferença tem base fisiológica: forragens ricas em folhas verdes contém precursores de ácidos polinsaturados e carotenoides que são incorporados ao tecido adiposo dos animais. Além do mais, o metabolismo ruminal converte alguns ácidos graxos do capim em isômeros benéficos, como o trans-vacênico, precursor do CLA, além de favorecer maior conteúdo de ômega-3 por grama de gordura.

Esses efeitos são tidos como consistentes em diferentes raças e regiões, ainda que a magnitude varie com a espécie de forragem, tempo de terminação e manejo dos animais.

Um estudo publicado pela Springer Nature diferencia os perfis de ácidos graxos e antioxidantes entre gado alimentado a pasto e a grãos: ao longo de três décadas, os pesquisadores concluíram que alimentação natural é o melhor caminho para tirar melhor proveito de todas as propriedades da carne.

Benefícios para a saúde das pessoas

Ômega-3 e CLA são diretamente associados a efeitos cardioprotetores e anti-inflamatórios. É importante mencionar que a contribuição da carne para a ingestão total desses nutrientes depende diretamente da porção consumida e do teor de gordura do corte.

Consumidores que buscam produtos com perfil lipídico mais favorável frequentemente preferem carnes rotuladas como grass‑fed (ou pasture‑raised), como a linha Cabaña Las Lilas, da Minerva Foods, o que também tem impacto no mercado e no preço final. Os preços desses cortes tendem a ser mais elevados; porém, um estudo da AgEcon revela que consumidores estão dispostos a pagar mais por carnes de melhor qualidade.

Gado alimentado a pasto não se refere somente aos benefícios nutricionais: as práticas de manejo diferenciadas podem favorecer biodiversidade, ciclagem de nutrientes e sequestro de carbono no solo. Ou seja: além dos benefícios durante a ingestão da carne, a natureza é preservada, o que também influencia a saúde e qualidade de vida de todos os que pertencem aos respectivos ecossistemas.

Fontes de referência:


Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.