Pesquisa aponta relação entre consumo de carne e aumento da longevidade

Análise de dados indica que a ingestão de carne pode estar ligada ao aumento da expectativa de vida.

Por Redação em 20 de agosto, 2025

Atualizado: 22/09/2025 - 15:50

Imagem gerada por Inteligência Artificial

A expectativa de vida ao nascer é a medida que descreve sinteticamente a mortalidade em uma população. Estima-se que 20–30% da expectativa de vida humana seja determinada por fatores genéticos, e 70–80% seja determinada por fatores ambientais. A expectativa de vida aos 5 anos de idade é influenciada de forma semelhante por fatores genéticos, enquanto exclui a mortalidade neonatal, infantil e da primeira infância que depende fortemente de fatores ambientais, especialmente higiene e controles de infecção. Essas porcentagens, no entanto, não receberam um consenso científico geral. O que é mais claro é a interação genética/ambiental que informa a saúde humana. A nutrição oferece os meios para melhorar a saúde e o bem-estar e atua como um fator preditivo significativo do envelhecimento saudável, por isso aparece como um dos principais determinantes da expectativa de vida.

Estudos extensivos sobre o papel das dietas convencionais contendo carne e da dieta vegetariana (excluindo carne) no aumento da nossa expectativa de vida têm sido controversos e circunstanciais. Desde o início do período Paleolítico, o consumo de carne (entendido como a ingestão de partes de quaisquer corpos de animais) constitui uma proporção da dieta dos hominídeos. Tem sido argumentado que o consumo de carne, como um componente de alta qualidade da dieta dos hominídeos, permitiu aumentos nos tamanhos do corpo e do cérebro, ao mesmo tempo em que permitiu a redução do tamanho do trato gastrointestinal, produzindo proporções tipicamente humanas de peso cerebral/peso corporal aumentado.

Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.


Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.