Estudo mostra que dieta variada e constante reduz risco de morte

Pesquisa na China mostra que manter alta diversidade alimentar ao longo dos anos pode diminuir mortalidade em até 71%.

Por Redação em 18 de dezembro, 2024

Atualizado: 22/09/2025 - 15:38


Acredita-se geralmente que uma maior diversidade alimentar está associada a um melhor estado de saúde. A diversidade alimentar dos indivíduos pode mudar com a idade; no entanto, as evidências sobre a trajetória da mudança a longo prazo e se ela está relacionada à mortalidade por todas as causas ainda são escassas. Neste estudo, usamos dados da Pesquisa de Saúde e Nutrição da China (CHNS) coletados em cinco acompanhamentos entre 2004 e 2015 para explorar a associação entre mudanças nas pontuações de diversidade alimentar (DDS) e mortalidade por todas as causas, bem como a mudança dinâmica em DDS com a idade.

No total, 6.737 indivíduos (com idade entre 30 e 60 anos no momento da inscrição) foram incluídos na análise. A Modelagem de Trajetória de Classe Latente (LCTM) foi usada para explorar as diferentes trajetórias de mudanças de DDS entre os participantes. Quatro classes foram identificadas: classe 1 com a menor DDS média (3,0) que mostrou um declínio gradual durante os acompanhamentos; classe 2 com DDS relativamente baixo (4,0) que experimentou um ligeiro crescimento; classe 3 com DDS médio (5,2) que também demonstrou taxa de crescimento semelhante à classe 2; e classe 4 com o maior DDS (6,7) mantida em um nível alto. Modelos de regressão de riscos proporcionais de Cox foram aplicados para investigar a associação entre as trajetórias de DDS e o risco de morte. Apenas a classe 4, que foi caracterizada pelo DDS mais alto e estável, teve risco reduzido significativamente de mortalidade por todas as causas de 71,0% (razão de risco [HR]: 0,29; intervalo de confiança de 95% [IC]: 0,10–0,83), 68% (HR: 0,32; IC de 95%: 0,11–0,89) e 66,0% (HR: 0,34; IC de 95%: 0,12–0,94), em comparação com as classes 1, 2 e 3, respectivamente, enquanto as três primeiras classes não mostraram diferenças significativas entre classes. Ao considerar o DDS médio durante o período do estudo, cada ponto de aumento no DDS correspondeu a uma redução de 22% no risco de mortalidade (HR: 0,78; IC de 95%: 0,69–0,89). Em resumo, atingir e manter um DDS mais alto foi associado a uma redução no risco de mortalidade por todas as causas. Portanto, promover uma alimentação diversificada e aumentar a acessibilidade de variedades de alimentos deve receber mais atenção dos formuladores de políticas e ser mais enfatizado nas diretrizes alimentares.

Clique aqui para acessar o estudo na íntegra.


Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.